Sexualidade Límbica


“Numa certa cena underground carioca, os jovens levam até o limite da indeterminação sua sexualidade. Nenhuma identidade precisa, apenas uma sucessão infinita de singularidades quaisquer. Meninos e meninas que levam a ambiguidade até o seu extremo, despreocupados em definir o que quer que seja, eles se movem melífluos em meio às mais diversas possibilidades. Trata-se de uma sexualidade límbica, no sentido preciso do termo. Uma assinatura que invade as noites cariocas, e talvez de muitos outros lugares do planeta, vindo de um passado teológico distante. Um corpo escorregadio, que desliza entre os significantes que pretendem capturá-lo. Nem isso, nem aquilo. Apenas assim mesmo, tal como é. Um limbo erótico, em que a luz, o som, e os líquidos circundam pequenos pontos de intensidade e mais nada. Um dia, todos teremos o sexo dos anjos.”

Infelizmente este texto não é meu.

Mas como eu queria tê-lo escrito.  Foi deixado assim, por aí pela esfera virtual, como quem diz “bom dia”…  por um amigo, que foi meu professor de Filosofia na faculdade, e a quem sinto uma vontade fustigante de contar do blog. Não consignei a ele a autoria, para não o expor. Mas um dia, quem sabe trazido pelo vento, ou por minhas corajosas mãos, ele aparece por aqui, e se acusa?

Enfim, achei a reflexão sensacional.

Eu, que não fui capaz de elaborar com tanta precisão o fenômeno, já chamo essa turma de “os herdeiros de Thomas Mann” há tempos. Saídos diretamente de Morte em Veneza, lindos  e diáfanos Tadzios a circular pela noite. E, fascinada Aschenbach, sempre me pergunto onde é que essa turma habita, no dia (não que o dia me importe um cazzo).

Afirmo, porém, que é nas quebradas da noite paulistana, onde aliás os notei primeiro,  que o tipo alcança seu esplendor.

As minhas próprias reflexões sobre esta tal sexualidade límbica, ficam para a próxima.

Como eu queria dizer essas coisas ao meu professor… e amigo.

Mas um dia, um dia…

Sobre mistakegirl

Vaca profana por princípio e vocação... la leche buena toda em mi garganta, la mala leche para los puretas... Ver todos os artigos de mistakegirl

Uma resposta para “Sexualidade Límbica

  • Maria

    Sexualidade límbica foi certeiro!!!

    Você conhece o Dario Caldas, sociólogo, pesquisador de tendências? Ele tem alguns textos correlatos… bem interessante. Outro foco…

Deixe uma resposta

